Desafios e aprendizados no início da carreira médica
- Lais Missae
- 8 de out. de 2025
- 1 min de leitura
No início de qualquer carreira, os maiores desafios estão em colocar em prática tudo que aprendemos na faculdade e na academia. Na medicina, isso significa lidar com situações complexas e com o sofrimento humano, e eu diria que esse sempre foi, e ainda é, o maior desafio.
Outro ponto importante é descobrir, dentro da especialidade escolhida, quais são os seus objetivos pessoais. Na cirurgia vascular, por exemplo, é preciso refletir sobre que tipo de carreira você quer construir e como deseja exercer a medicina.
Superando os desafios com dedicação
No começo, os desafios parecem muitos, mas com dedicação e amor pelo que você faz, tudo começa a fluir. Durante a faculdade, eu tinha um orientador e me sentia constantemente angustiada.
Ao mesmo tempo que eu queria seguir uma área cirúrgica, me preocupava com a qualidade de vida, pois conhecia muitos cirurgiões que trabalhavam incansavelmente, com plantões intermináveis. Como sou uma pessoa planejadora, queria conseguir conciliar a profissão com uma rotina equilibrada e família.
Um conselho que mudou tudo
Foi então que conversei com meu orientador, e ele me disse algo que marcou minha trajetória:
“Tudo que você escolher terá suas dificuldades. Mas é muito mais fácil levantar e resolver um problema de algo que você gosta do que levantar para fazer algo que você não gosta.”
Esse conselho foi determinante para minha escolha profissional e hoje, olhando para trás, estou muito feliz com essa decisão, graças a Deus.
