As novas ferramentas no tratamento das varizes
- Lais Missae
- 8 de out. de 2025
- 1 min de leitura
Atualizado: 16 de out. de 2025
Hoje a gente tem uma gama de ferramentas para tratar varizes, né?Antigamente, as opções eram bem limitadas: ou se fazia cirurgia para as varizes ou aplicação para os vasinhos.
Com a evolução da medicina, surgiram novas técnicas que tornaram o tratamento muito menos invasivo e mais eficiente.
Laser transdérmico e escleroterapia: menos necessidade de cirurgia
Um exemplo é o laser transdérmico, que atua através da pele para tratar as veias superficiais.Normalmente, ele é associado à aplicação, chamada escleroterapia, e essa combinação reduziu em cerca de 80% a necessidade de cirurgia, especialmente nos casos de pequenas varizes.
Aplicação com espuma: eficaz e segura
Outra opção é a aplicação com espuma, um tipo de escleroterapia muito utilizado e seguro, presente em todas as recomendações vasculares mundiais.
A espuma também pode substituir a cirurgia em alguns casos, principalmente em varizes um pouco mais grossas.Para certos tipos de varizes, ela é a melhor técnica disponível atualmente.
Cirurgia com endolaser: tecnologia a favor do paciente
E hoje a gente também conta com a cirurgia com endolaser, uma técnica moderna em que uma fibra óptica é introduzida dentro da veia que se deseja tratar.O endolaser substitui a cirurgia convencional em até 100% dos casos, oferecendo resultados excelentes e uma recuperação muito mais rápida.
A medicina evoluiu — e os tratamentos para varizes também.Hoje é possível tratar de forma personalizada, segura e com resultados estéticos e funcionais superiores, sem precisar recorrer, na maioria das vezes, à cirurgia tradicional.
